quinta-feira, 17 de março de 2011

Apresentação:Eu

 

Poderia começar este relato (leitura da minha vida) pelos primeiro acesso que tive aos livros, aqueles infantis de historinhas, mas não, prefiro começar quando completei os meus 13 anos e comecei a entende claramente como a leitura transformaria à minha vida.

Tive a sorte de poder iniciar minha formação convivendo com uma pessoa que seria a base emocional e cultura da minha vida, a minha tia, e foi na sua biblioteca que li o primeiro livro, que me fez refletir sobre o que era a vida.

A minha primeira escolha (acredito que intuitiva) depois de olhar diversas capas foi a Insustentável Leveza do Ser, um livro de Milan Kundera, que é uma grande crônica sobre a fragilidade da natureza humana, suas dores, seu amores sua liberdade, não acreditava no que lia, voltava as pagina para tentar enteder e sentir cada frase construida, e então maravilhada, percebi qua minha vida a partir dali mudaria, logo em seguida avida por mais aquele passeio por dentro de mim fui a caça de outros livros e como não poderia deixar de ser procurei o mesmo a autor, e me deparei com Risiveis Amores que fala das contradições emocionais de todos nos, esses foram os primeiros livros que me mostraram que havia mais coisas pra viver e sentir que eu imaginava.

 Logo depois começei a devorar tudo que vinha pela frente, O pricipe de maquiavel, O Capital Marx, Sócrates, este me deixou a pessoa mais questionadora e chata por alguns messes.

Mas a minha formação não ficou só na literatura comecei a ouvir musica, ouvir musica não apena com os ouvidos, mas com outra sensibilidade, fui apresentada de novo a (mais uma vez por minha tia) a Caetano, Gil, Betânia, Gal, Elizete Cardoso, Nara Leão Chico, esse que ainda me consome diariamente.

E o tempo foi passando, lendo cada vez mais, ouvindo e sentindo cada vez mais, questionando cada vez mais e conseqüentemente ficando cada vez mais exigente com as minhas escolhas.


2 comentários:

  1. Taí um exemplo de como a cultura é importante ao clarear a nossa visão de mundo e influenciar o nosso modo de viver.

    ResponderExcluir
  2. Não há outra forma de crescermos sem que antes nos desfrutemos do manancial dos livros, seja ele qual for. Mesmo, com o advento da internet, e suas inúmeras possibilidades de substituir as fontes de pesquisa do passado, ainda temos nos livros um grande aliado para a munição socio, político e econômico, que necessitamos durante a formação acadêmica e pessoal.

    ResponderExcluir